Quem é o autor Augustinho Vicente Paludo ?

Augustinho Vicente PaludoAugustinho Vicente Paludo é filho de Pedro Zacarias Paludo e de Estela de Barba Paludo (gaúchos de Camargo e Vila Maria, respectivamente).

Nasceu em São Domingos-SC, mas foi criado no interior do Paraná, nas cidades de Três Barras do Paraná e Pato Branco. Em dezembro de 1979 mudou-se para Curitiba, bairro de Santa Felicidade, juntamente com seus pais. Casado e divorciado, tem três filhos.

Iniciou a vida como profissional da construção civil. Em 1985 fez seu primeiro concurso, para a Justiça Federal do Paraná, sendo aprovado em 12º lugar. Assumiu o cargo em 1986 e lá permaneceu até maio de 2007, quando assumiu o cargo de Analista de Finanças e Controle da CGU-RS. Em novembro de 2007 assumiu o cargo de Analista Judiciário no TRE-Paraná.

Na Justiça Federal do Paraná desempenhou vários cargos, e durante seis anos foi Diretor de Planejamento, Orçamento e Finanças.

No início de 2005, cordialmente comunicou a direção maior da Justiça Federal que se afastaria do cargo de Diretor para se dedicar aos estudos e a novos horizontes.

Dedicou-se, então, a pós-graduação em Administração Pública e a estudar para concursos públicos, ao mesmo tempo em que iniciava sua carreira como professor.

A dificuldade inicial de professor consistia em “preparar uma apostila para cada concurso”, o que o motivou a desenvolver seu próprio material: o primeiro livro intitulado Orçamento Público e Administração Financeira e Orçamentária (atualmente com LRF também) publicado pela editora Campus em setembro de 2009.

Já havia iniciado seu segundo livro quando decidiu, em 2009, cursar MBA em Gestão Pública, utilizando os estudos ali desenvolvidos para ampliar a pesquisa e consolidar sua segunda obra: Administração Pública, que foi lançada pela editora Campus em Maio de 2010.

Iniciou os estudos para concursos em 2004, e obteve as seguintes aprovações:

2005 – 6º lugar – Analista Administrativo do TRE-SC;

2006 – 16° lugar de AFC-CGU Região Sul;

2007 – 3º lugar de Analista de Orçamento do MPU-Paraná;

2007 – 2º lugar de Analista Administrativo do TRE-Paraná;

2008 – aprovado para AFC-CGU Nacional. 88º na prova objetiva e 103º após a discursiva – ressalte-se que não se preparou para este último concurso.

É bacharel em Administração, Pós-graduado em Administração Pública, e possui MBA em Gestão Pública.

Servidor público federal há 25 anos, atuou como Diretor de Planejamento, Orçamento e Finanças da Justiça Federal do Paraná e como Analista de Finanças e Controle da CGU-RS. Atualmente é Analista Administrativo do TRE do Paraná.

Atua como professor de Orçamento Público, Administração Financeira e Orçamentária, Planejamento Governamental, e de Administração Pública, em cursinhos preparatórios para Concursos Públicos e, eventualmente, como professor de pós-graduação. Também atua como Tutor da Esaf (PR, SC e SP).

Embora foi o primeiro a ser iniciado, o terceiro livroPlanejamento Governamental, somente foi lançado pela ATLAS em junho/2011, em parceria com Mario Procopiuk. Esta obra é mais direcionada para profissionais que atuam no meio público e para o meio acadêmico, No entanto, poderá ser utilizado para concursos, especialmente os do MPOG, TCU, CGU e Agências.

Em agosto de 2012 lançou o quarto livroAdministração Pública para AFRF e AFT. Em dezembro de 2012 lançou os livros: Questões Comentadas de Administração Pública e Questões Comentadas de Orçamento Público, Administração Financeira e Orçamentária e Lrf.

Forte abraço a todos e bons estudos!

Prof. Augustinho Vicente Paludo